Home Ana Simões Silencie a Voz que Tenta Derrubar Você...

Silencie a Voz que Tenta Derrubar Você...

Decepção é a expectativa que não foi recompensada como se esperava. Ao vivenciar a percepção de se sentir enganado, é muito mais cômodo apontarmos o autor do ato como o cruel algoz do que fazermos uma análise intimista da situação. Na realidade, a pessoa em questão, pode estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. O problema maior está em nossos valores e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam.

Quando a decepção surge na vida é porque chegou o momento de uma auto-analise, de uma reforma interior. O que faz uma pessoa acreditar sem cautela, se entregar sem questionar e o mais grave, criar expectativas além do que é perfeitamente humano se esperar? Pessoas cometem erros. Você pode ser lesado financeiramente, pode perder algo que entregou aos cuidados de terceiros, mas o importante é sempre estar pronto para uma

possível decepção. Opta-se por correr o risco. Além de remediar sofrimento, quando o desgosto surge não virá como uma desagradável surpresa.

A decepção determina o final de uma etapa ou da maneira de se ver a mesma coisa. Enxergar a realidade e todas as possibilidades da complexidade humana é uma constância necessária e indispensável. Podemos conviver por anos com muitas pessoas, mas é regra para a humanidade a famosa frase de Heráclito: "o mesmo homem não atravessa o mesmo rio duas vezes, porque nem o homem e nem o rio são os mesmos". Esta metáfora pode ser interpretada como uma visão pessimista quanto ao ser humano, mas a realidade é que mudamos com as dificuldades e essas modificações internas podem ser para melhor, ou não. As verdades são singulares, relativas, e ao alcançarmos esta compreensão em relação ao próximo concluímos com claridade que quem nos fere somos nós mesmos.

Assim como a máxima de que o universo está em constante transformação, precisamos percebemo-nos parte disso. Entendendo o real significado da decepção nos eleva mais um degrau em direção do sentido da nossa estadia nesta vida que é EVOLUIR.

Ana Cecília Simões

MTB: 36428

Banner