
O silencio de uma outrora grande entidade. MOMENTOBRSIL.COM(Comentário): Hoje dia 11 de julho de 2013, várias Centrais Sindicais, fazem greve por todo o país, denominando-a de: "Dia Nacional de Luta". Contudo, não vemos integrada ao movimento paradista, a UNE- União Nacional dos Estudantes, outrora uma das forças representativas no Brasil. E isso tem um grande e forte motivo: A partir do governo Lula, a entidade havaianas passou a receber grandes incentivos financeiros em troca do silencio. Também recebem financiamento todos os MSTs, que ao contrário da UNE, têm a obrigação de ir as ruas e provocarem desordem em profusão. Assim sendo, resta ao povo brasileiro ir as ruas por conta própria reivindicar tudo a que tem direito por não sentir-se representados pelos políticos eleitos para trabalhar em prol do povo.

Divergencia em público da Presidanta e o vice Temer comprova e agrava a situação da aliança com o PMDB. Líderes partidarios deixam o PT 'falando" sozinho e plebiscito não sairá do papel. A Câmara Federal encerrou de uma vez por todas a proposta da DIL-MÁ do fajuto plebiscito sobre mudanças no sistema político que pudessem valer para as eleições de 2014, criando um grupo de trabalho que será presidido pelo Vaccarezza(PT/SP) para o projeto de reforma. Sabemos que nenhum político quer perder a "mamata". Essa história de vamos ver o que podemos fazer para 2016, è pura balela. Afinal, raposa não gosta de perder o galinheiro, ainda mais sendo o dos ovos de ouro. Se a Presidanta acha que o povo não vai mais às ruas, está enganadíssima. Amanhâ dia 11, está marcada uma greve geral no país. A Força sindical, chama de: o dia nacional de luta. Outras centrais estão denominando de: "O DIA DO BASTA!"
Por: Roy Lacerda.

A base aliada do Planalto rachou. O PMDB Insatisfeito com o tratamento recebido pela Presidanta, desde o inicio do governo, aproveita a situação atual do país e começa uma pauta de projetos a ser aprovados nos próximos meses, bloqueando assim, o plebiscito. Alguns Ministros na reunião de ontem queixaram-se à Presidanta do pouco caso quanto a liberação de verbas e baixo investimentos. Na verdade, a classe política não tem interesse em nenhuma reforma que atinja as eleições de 2014. Querem que as mordomias e similares continuem por mais quatro anos. Em suma: políticos brasileiros não tomam jeito. Querem a todo custo, continuar "mamando e muito, nas tetas do governo', ignorando assim, os clamores popular nas ruas.
Por: Roy Lacerda.
EDITORIAL:
O povo toma as ruas. A economia desanda. Os políticos batem cabeça. E o Governo? muda de assunto. O plebliscito proposto pela Presidanta, é golpe! Ninguem de bom-senso discorda de que o Brasil precisa de uma reforma do sistema política e que não necessita ser via consulta popular. O Congresso Nacional é o orgão que tem compentencia para tal. A pressão popular nas ruas prova que funciona e funcionará sempre. O Planalto tenta ganhar tempo na resposta mas, pode pagar muito caro. A canetada da Presidanta pode ser dada agora. Corte-se a frota de carros oficiais, verbas de gabinetes, custos de telefonia e correios dentre outros. Já que o governo nas tres esferas não faz o dever de casa, a nação resolveu dizer: "se não vai por bem, VAI NO GRITO! As manifestações continuam nas ruas. O alerta continua sendo dado. A luz amarela continua acessa e com intensidade.
PRESIDANTA: QUEM PAGA PRA VER, VER DEMAIS! A crise, é tua.
Por Roy Lacerda.
EDITORIAL:
O povo toma as ruas. A economia desanda. Os políticos batem cabeça. E o Governo? muda de assunto. O plebliscito proposto pela Presidanta, é golpe! Ninguem de bom-senso discorda de que o Brasil precisa de uma reforma do sistema política e que não necessita ser via consulta popular. O Congresso Nacional é o orgão que tem compentencia para tal. A pressão popular nas ruas provam que funciona e funcionará sempre. O planalto enta ganhar tempo an resposta mas, pode pagar muito caro. A canetada da Presidanta pode ser dada agora. Corte-se a frota de carros oficiais, verbas de gabinetes, custos de telefonia e correios dentre outros. Já que o governo nas tres esferas não faz o dever de casa, a nação resolveu dizer: "se não vai por bem, VAI NO GRITO! As manifestações continuam nas ruas. O alerta continua sendo dado. A luz amarela continua acessa e com intensidade.
PRESIDANTA: QUEM PAGA PRA VER, VER DEMAIS! A crise, é tua.
Por Roy Lacerda.

A MATÉRIA ABAIXO, FALA DA INDIGNAÇÃO E DO CABIDE DE EMPREGOS QUE A ELETROBRAS E SUAS SUBSIDIÁRIAS FORMAM.
Redação do CPIBRASIL.COM
AEEL 30 ANOS
Em Defesa dos Trabalhadores da Eletrobras!
Informe 061/13
DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA... AQUI É BÃO
Companheiros, segue em anexo carta protocolada em 25/05/2013, no Gabinete Sr. Márcio Pereira Zimmermann, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, referente o excessivo quantitativo de artigo 37 na Eletrobras. Como já era se esperar o Presidente do Conselho de Administração não respondeu nossa comunicação.
De tal modo, vocês observem em nossos informes, o BONEQUINHO, há mais de 390 dias vem cobrando do Sr. Presidente da Eletrobras o cumprimento das reivindicações dos empregados, dentre elas artigos 37, porém, até a presente data se faz omisso. Reparem, que a imoralidade e ilegalidade é tão escandalosa, que o Sr. Presidente da Eletrobras, para tentar limpar seu lado, colocou a sujeira para debaixo do tapete do vizinho, ou seja, retirou da área da Presidência essas pessoas, descartando-as para outras Diretorias. Isso é ou não é ser conivente?
Atenção direção da Eletrobras, vocês têm em mãos subsídios suficiente para não fazer sangria no Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, bem como melhorar a saúde do caixa da Holding, para isso, basta dispensar o excessivo quadro de artigo 37, contratados via regime Consolidações das Leis do Trabalho – CLT. É OU NÃO É IMORAL E ILEGAL?
A partir de agora a responsabilidade é da Direção da Casa.
A Diretoria, em 25 de junho de 2013.
Associação dos Empregados da Eletrobras – AEEL
Sindicato dos Empregados em Energia do Rio de Janeiro e Região – SINTERGIA
Sindicato das Secretárias do Estado do Rio de Janeiro – SINSERJ
Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro - SINDECON-RJ
Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro – SINAERJ
Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ

O efeito das ruas, derruba a PEC37. Após críticas, Presidanta desiste da Constituinte e quer agora ouvir entidades e o Congresso. Este recuo do Governo Federal expõe toda a fragilidade dos políticos. Abre-se assim, uma crise sem precedentes com aliados, Judiciário e Legislativo. Duras críticas à Presidanta foram feitas pelo ministro Gilmar Mendes, pelo presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN). Já o presidente do STF, Joaquim Barbosa defendeu que a população seja ouvida e criticou a tradição dos 'conchavos de cúpula'. Declarou ainda: "O que se quer hoje no Brasil, é o povo participando das discusões. As manifestações populares continuam ocorrendo por todo o país sinonimo da ainda insatisfação do povo com as medidas prometidas. O fato é que: o.O governo continua sem rumo. Caso seja instalada a greve geral no próximo dia 1º de julho, o atual caldeirão das ruas, certamente irá explodir. Presidanta, urge medidas reais: e não o costumeiro bla-bla-blá.
O primeiro artigo da Constituição, senhora Presdidanta, diz: "Todo PODER emana do POVO; e em seu NOME, será exercido. PORTANTO...
Por Roy Lacerda.

A incompetanta Presidanta, tira o 'braço da seringa' e transfere as responsabilidades palacianas pra o Congresso. Deu para ouvir o grito; Vai" que é tua, Renan!". Na reunião ocorrida com seus pares, não convenceu a ninguem. Os pontos abordados, são os mesmos prometidos em épocas passadas. Portanto, tudo como dantes no quartel de Abrantes. O responsável por toda essa 'cagada' é o Poder executivo e não o legislativo. O ministro Mercandante por exemplo, está em pânico. Ontem só fez falar "abobrinhas'. A vontade da Presidanta em querer convocar uma constituinte para efetuar a reforma política é motivo de piada nacional. Constituintes, são realizadas para varios assuntos. O vandalismo, dona VANDA, é fruto das asneiras praticadas pela classe política, inclusive a senhora. Urge que pegue a caneta e aja! Use as atribuições de Presidente. Sancione. A hora é de ações claras, objetivas e necessárias. Mas não venha com novas MPs ou PECs.
Por: Roy Lacerda.
EDITORIAL:
Não bastasse a absurda e prologada crise que o sistema elétrico do país vive, um sindicato de brinquedo representa (?) ou melhor: se diz representar os funcionários de uma das subsidiarias do elefante branco Eletrobras - a ELN- Eletronorte. O STIU/DF- Sindicato dos Urbanitários do DF(diga-se de passagem que a sigla do sindicato nada tem a ver com a classe que representa) a dos eletricitários), brinca de tentar efetuar greves que não consegue realizar. convoca assembleias, marca datas de paralização etc e, no entanto volta atrás. As pseudas greves e ou paralisações são desmarcadas sem a menor cerimonia, denotando assim, incompetencia, evidenciando o total desrespeito pelos associados que pagam e caro mensalidades, transmitindo insegurançaa todos que acreditam estar bem representados e no entanto não estão. Para agravar ainda mais a credibilidade esse sindicato aceita todas as exigencias impostas pela estatal, como se estivesse ele (sindicato) defendendo os interesses da empresa, onde seus associados são servidores. Assim sendo, não passa de um sindicato de brinquedo.


Sinceramente ficamos a nos perguntar: Qual a real atuação ou atividade do senhor Gilberto Carvalho secretário geral da Presidencia da República? A incompetencia do mesmo é inequívoca. Outrora, existia um porta-voz na Presidencia da República com a atribuição de comunicar os atos do Presidente como o nome já diz. Hoje, vemos a Pesidanta a balançar-se durante os pronunciamentos (parecendo mais uma gangorra), a ocupar espaço no radio e tv para falar, falar e nada dizer, a ponto de ser vaiada por moradores do RJ, os quais foram às varandas e sacadas externar seus repúdios. A pífia declaração da Presidencia, em nada resolve os apelos da nação. Um Presidente de fato, comunicaria ao povo, os atos que iria efetivar no dia seguinte; as providencias que urgem ser tomadas em respostas positivas aos atos populares em todo país. Reunir-se com governadores, prefeitos e demais políticos, não demonstra sensibilidade de um governante, muito menos femenina. A crise é séria e o povo não está nada satisfeito com as promessas do Planalto. O buraco é bem mais embaixo. è populismo puro, declara que todos os recursos serão destinados à educação. Será dinheiro entregue nas mãos das raposas que aí estão. Não mudará nada! Presidanta, não brinque com fogo! O gigante brasileiro acordou e não saírá das ruas enquanto não ver suas reivindicações totalmente atendidas.
Por: Roy Lacerda.

COMENTA O INDIGNADO:
A avalanche de protestos populares no Brasil, é fruto das merdas cometidas pelo "Marolinha", pelos compromissos de campanha da ex-guerrilheira não cumpridos, pelos PACs que não foram cumpridos e os dois que nunca saíram do papel, pelo resultado das investigações da construtora Delta e do Cachoeira, pelos condenados do mensalão ainda fora das cadeias, pela corrupção total, geral e irrestrita, pelo rio de dinheiro gasto nos estádios (cerca de 30%), pois, o governo federal privatizou em 70% dos custos (onde está esta grana?), pelo descaso do Estado brasileiro nas três esferas, pela falta de segurança ,transportes, educação, empregos, saneamento básico e pela falta de qualidade de vida da população e que é obrigação dos governos.
Sem essa, senhor Renan "Pau de galhinheiro" Calheiros, de declarar que está à favor das manifestações, você que é sinônimo de corrupção, um pulha em todos os sentidos e nenhuma moral tem para falar em apoio à população, PEÇA PRA CAGÁ e SAIA; renuncie juntamente com o presidente da Câmara Federal & Cia.
Sra DIL-MÁ, se demorar mais para atender as reivindicações do povo, será a única responsável se O GIGANTE BRASIL FICAR FORA DE CONTROLE. Lembre-se que: Os militares estão poraqui com o teu tratamento as Forças Armadas, principalmente com o aumento(pífio) e escalonado em quatro em 4 anos. Se os tanques forem às ruas, não será para defendê-la. Portanto...... CUIDADO!

De Bento Gonçalves(sem nenhuma conotação de denegrir a cidade) para o mundo. Esse é o senhor Ronaldo Nazário de Lima que a Rede Globo apelidou de 'fenômeno' e que hoje é comentarista da mesma (coitado dos comentaristas profissionais) os quais têm de aturá-lo como colega. Em recente declaração disse que não se faz Copas com escolas, hospitais etc. Faz-se com estádios de futebol. Tenho a dizer ao inusitado senhor que: SEXO SE FAZ QUE MULERES. NÃO COM TRAVESTIS. Por Roy Lacerda.

Prefeitos, governadores, Presidanta e demais autoridades perplexos com a explosão de sucesivos protestos nas cidades brasileiras e diante de um Brasil até então desconhecido e, sem saber-se como lidar. A presidanta Dilma que inicialmente mostrou-se despreocupada, declarou que a marcha popular nas ruas, é coisa de jovens. Perguntamos: no tempo em que era guerilheira, tambem não era jovem? Talvez não saiba que a juventude iniciou os protestos. mas, com o passar dos dias, brasileiros de todas as idades estão aderindo aos reclames. Portanto.... mas uma vez fala bobagens. Temendo o inevitável prejuízo politico-eleitoral, foi às pressas aconselhar-se com o padrinho Lula. A realidade é que o país vive um levante. e não apenas pela redução das tarifas de ônibus. È por direitos: melhores escolas e hospitais. Mas empregos e segurança, melhor qualidade de vida etec. O aviso está sendo dado. O sinal amarelo de alerta, está cada vez mais amplo e forte.
Por: Roy Lacerda.

Os últimos acontecimentos no país, revelam de maneira muito forte a insatisfação popular. Começou na abertura da Copa das Confederações, quando ao ser anunciada a presença da Presidanta, uma tremenda vaia foi uníssona no estádio endereçada a Dilma rousseff. A Globo tentou no início abafar o som. Mas tendo em vista a duração da mesma, o som ambiente usado pelas pelas emissoras teve que ser liberado. A base de sustentação do governo está literalmente quebrada, quando vários integrantes de todos os partidos, tambem mostram descontentamento com o atual governo. A força dos reclames populares está evidenciada, na medida em que 12 capitas atuando em sincronia jamais vista, alertam todos os governantes para trabalharem sim, prol do povo. Nas entre-linhas das manifestações está inserido tudo aquilo que a classe política tem a obrigação de fazer e não faz. A nação brasileira cansou-se de tanto massacre. Botou pra valer o Bloco nas ruas". O alerta foi dado com letras maiúsculas. A opinião pública clama os direitos adquiridos. Não adianta mais a Presidanta 'bater o pezinho ou fazer biquinhos". E muito menos gritar: "Manteegaaa! não estou gostando da acústica do Mané Garrincha!"
Por Roy Lacerda.

Começa o desmonte da Eletrobrás
A edição da medida provisória 579 em 11/9/2012, que trata da renovação das concessões do setor elétrico e da redução de preços nas tarifas de energia, depois transformada em Lei 12.783/2013, pelo governo federal, atingiu em cheio a Eletrobrás, que controla a maior parte do parque gerador de energia elétrica do país.
Com a desastrada intervenção do governo em nome da boa causa do corte das tarifas, os efeitos resultaram em um prejuízo de R$ 6,8 bilhões em 2012, o maior da história da empresa; depois de sucessivos anos positivos da estatal, que em 2011 lucrou R$ 3,7 bilhões.
Este modelo adotado para diminuir as tarifas e a renovação das concessões reduziu drasticamente a receita das empresas a valores que comprometeram a capacidade de investimento e a qualidade dos serviços oferecidos, como também pôs em risco a reconhecida competência técnica do setor. Os cortes de receita refletirão diretamente em corte de pessoal. Ou seja, a competência acumulada pelo setor em anos será dissolvida, como exemplos já vistos de outros setores que acabaram sendo privatizados.
Durante a apresentação do Plano Diretor de Negócios e Gestão da companhia, em 28/3, o presidente da Eletrobrás afirmou que espera a adesão de 5 mil, ou seja, 18,5% dos 27 mil funcionários da estatal ao Plano de Incentivo ao Desligamento, que será implantado nas empresas da holding. O plano de desligamento é uma das iniciativas previstas pela companhia para reduzir custos. Para 2013, a meta será de 20%, mas esse percentual será aumentado para 30% nos próximos três anos. Para a execução do plano foi alocada a importância de R$ 2,4 bilhões, incluindo R$ 380 milhões em despesas com planos de saúde. No caso da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), empresa da maior importância para o Nordeste, não só pela geração de energia elétrica, o esvaziamento será grandioso. A companhia alcançou um lucro líquido em 2011, próximo dos R$ 2,2 bilhões de reais, e em 2012 teve um prejuízo recorde de R$ 5,3 bilhões em decorrência de ajustes contábeis por conta da renovação das concessões com vencimento em 2015, será literalmente desmontada. O Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), como é chamado o corte de pessoal para enxugamento da folha de pagamento, que gira hoje em torno de R$ 900 milhões/ano, será implementado a partir do dia 6/6/2013, e ao longo de 2014. É prevista assim uma economia da ordem de R$ 200 milhões/ano. A direção da estatal está confiante que “contribuirá” com a redução de pessoal do grupo Eletrobrás afastando de seu quadro de funcionários em torno de 30%, dos 5.737 funcionários existentes (abril de 2012).
O que está acontecendo hoje com o grupo Eletrobrás, e com suas empresas que detém a liderança na geração e transmissão de energia elétrica no Brasil com a redução dos custos operacionais, incluindo o desligamento de funcionários, entre outras medidas tomadas é o “modus operandi” que foi adotado na privatização das empresas estatais.
Portanto, o atual governo federal caminha a passos largos no processo de privatização de mais um patrimônio do povo brasileiro. Quem viver verá.
Heitor Scalambrini Costa Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Indicadores do governo Dilma Rousseff mostram um país com sérias dificuldades para conter a inflação e estimular produtivos investimentos.Tememos pelo pior em 2013 e 2014. Ações rápidas e eficientes se fazem necesárias. Contudo, a falta de vontade política de há muito é sentida pela opinião pública brasileira. A atual crise, descortina a grande fragilidade da economia verde-amarela e o consequente rebaixamento pelos órgãos classificadores de riscos. Vê-se nas declarações do hilárico ministro Mântega que o clima é de grande apreensão pelo Planalto. O PIBinho continua diminuto. Em dois anos de governo da Presidanta foi de 1,8%( o pior desde Collor). Não bastasse os desencontros domésticos, o país enfrenta um hostil quadro internacional e que pode dificultar tremendamente o financiamento do rombo das contas externas.O Banco Central, estima para este ano um buraco de U$$ 67 bilhões e que não será coberto pelo investidos de longo prazo. A administração da Presidanta Dilma afunda o país, dia após dia. Assim sendo, o Brasil de hoje é um país ladeira à baixo.
Por Roy Lacerda.

Em sessão sob o assassinato na USP, presidente do STF afirma que tribunais são teóricos e esquecem as vitimas. Joaquim Barbosa, criticou os colegas de côrte e que o Superior Tribunal de Justiça é um 'órgão burocrático" de Brasília, por ter arquivado o caso do calouro de medicina da USP morto após um trote em 1999,(arquivamento efetuado em 2006) da ação contra os acusados de matar o estudante Edison Hsueh por falta de provas, o que impediu o julgamento. Por 5 votos a favor e 3 contra- incluindo Barbosa, os ministros mantiveram a decisão do STF. Apenas foi discutida numa questão técnica, sem entrar no mérito da morte, o que irritou o presidente do Supremo:" o Tribunal se debruça sobre teorias, sobre hipóteses e, esquece aquilo que é essencial: a vitima: não de fala da vitima e nem da familia"
O ministro Barbosa, a nosso ver, vem falando e desterrando todos os podres do Estado brasileiro. A sua integridade é impar!

Com a ausencia do Presidente da República, a escala hierarquica para assumir o posto no Brasil é a seguinte: o Vice, o Presidente da Câmara Federal, o Presidente do Senado ou o Presidente do STF. Com o intuito de não permitir que este último, assuma, o Presidanta Dilmá, solicitou ao Presidente da Câmara para não se ausentar do país no momento. (todos estarão em viagens). Não sabemos o porquè de tanto receio da senhora Dilma. Será que o magistrado Joaquim Barbosa irá descobrir todos os 'mal-feitos' dos demais dirigentes da nação? Ele,com certeza (caso descobra algo) não irá dizer que não sabia de nada. Pelo menos, teremos a certeza que o Brasil será presidido por um homem de valor.
Por: Roy Lacerda.

A classe política brasileira não tem jeito. Mas uma pizza está saindo do forno, quentinha, quentinha! Proposta de lei complementar estará sendo apresentada na tarde de hoje no colegio de líderes e posteriormente no plenário da Câmara, numa tentativa direta de 'afrouxar' a Lei da Ficha Limpa. Coordenado pelo deputado federal Cândido Vaccarezza(PT/SP). O intuito inicial é favorecer os prefeitos que ordenaram despesas e foram condenados por tribunais de contas. Em suma: mais uma pizza está sendo preparada para que os demais políticos atingidos pela Ficha Limpa, possa candidatar-se nas próximas eleições. Eta gentinha que não toma jeito.

Finalmente o PMDB através do vice-presidente Michelo Temer verificou que a crise entre o congresso e o Planalto não é apenas por falta de articulação. Mas, tambem em virtude da Presidanta não reconhece o problema já que sai vitoriosa na maioria das votações. O aviso a Dilma será dado alertando para a gravidade da situação com iminente risco de rebelião. Alguns petistas já estão pessimistas quanto ao desempenho do partido nas eleições estaduais e que vislumbram um horizonte sombrio e duro nas respectivas campanhas, sendo em particular a sucessão de Jaques Wagner na Bahia. Por tudo isso, a falta de acordo já ameaça alianças e fatalmente refletirá no desempenho eleitoral da presidanta. A 'relação matrimonial' entre PT & PMDB vem sendo desgastada há tempos. Sempre foi no atual governo uma bomba de efeito retardado. O futuro nos dirá.
Por Roy Lacerda.
|